quarta-feira, 13 de abril de 2011

NADA PODE APAGAR

Foto: autor desconhecido


Querem me apagar. Não sei se têm consciência disto ou sabem o que estão fazendo. Mas querem me apagar. Ofuscar o brilho, apagar a vida. Fotofobia, não sei. Talvez seja. Mas querem me apagar. O breu ao redor é grande e quem sabe por isto a minha luz incomoda. Tentam me apagar. Os sonhos, as esperanças, a alegria, a auto-estima. Insistem em me diminuir, roubar meus desejos e me tirar de quem realmente sou. Tentam me apagar. Me tiram do eixo ou eu mesma quem me permito tirar. Sei que muitas vezes eu mesma me apago. Me sinto estranha brilhando no meio do nada. Não quero ser mais que os outros, quero ser igual. Por isto, às vezes, não me acho merecedora do brilho que tenho. E me ofusco. E me apago. Quero me posicionar. Erguer a cabeça e o brilho. Enfrentar o escuro das coisas, das pessoas, dos pessimismos. Iluminar os medos, as angústias, as apreensões. Colocar luz onde não existe. Desvendar segredos, superar limites. Quero me posicionar. Sair deste lugar comum e tão cômodo para todos, onde saio de mim mesma e vou ao encontro do outro e do que lhe agrada. Me desagrado em causa dos outros, sou covarde. Vou deixar de me culpar. Assumir os erros, as falhas. Aceitar meus limites e fraquezas. Todos os têm. Perdoar a luz ou a escuridão que há em mim e independente do que houver ao meu redor, seguir adiante como tiver que ser. Se luz, que eu possa iluminar a todos ainda que no início esta luz os incomode e os tire da zona de conforto. Ainda que desagrade. Ainda que não me aceitem ou tentam me derrubar. Se escuridão, ter força necessária para voltar a brilhar, aceitar o escuro que traz a reflexão e valoriza a energia luminosa que está sempre pronta a voltar. Tentem me apagar, mas eu já não tento mais. A partir de hoje me levanto como lâmpada acesa e sigo em frente. Ilumino meus passos e caminhadas. Não permito mais que invadam e coloquem a mão no interruptor da minha vida. Nem eu mesma o farei. Entre escuros e claros, breus e sóis, sigo adiante como tem que ser, como sou de verdade. É assim que deve ser comigo, é assim que deve ser com você. Sê luz ou sombra, não sei. Mas jamais deixar de ser lâmpada pronta pra estar acesa, ainda que tudo e todos pareçam apagados ou insistam em apagar.

2 comentários:

  1. Pollyana Sapori, você brilha MUITO! Que texto é esse??

    Olha, até podem querer te apagar, mas vai ser uma luta em vão. Não tem como apagar essa luz toda que você tem, não.

    Queria muito, muito ter lido isso cerca de um ano atrás. E ter colado na parede.

    Besos, minha amiga, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. AMO seus comentários!
    Esta sintonia que existe entre o que escrevo e o que você pensa, o que eu sinto e que você tanto entende.

    AMO MUITO TUDO ISTO!
    Você também brilha, num brilho tão intenso que ninguém é capaz de apagar. A gente nasceu pra brilhar, gato!

    ResponderExcluir